Um coração Que Atrai Deus

Quando Jesus encontrou a mulher samaritana junto ao poço de Jacó (João 4), o diálogo entre eles produziu um impacto tão grande que, não apenas a mulher, mas toda uma região foi afetada espiritualmente com salvação. Isso é significativo porque Judeus e Samaritanos não se relacionavam. No entanto, o v.4 nos informa que era necessário que Jesus passasse por ali. O que teria motivado o Mestre a alterar a rota comum para os judeus e passar num local desprezado pelos seus?

Para entendermos isso, precisamos observar algumas coisas importantes. João 1 fala que Jesus foi enviado aos seus (v.11), e Mateus 15:24 Jesus declara que não fora enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel. Esses textos nos revelam que a prioridade de Jesus eram os judeus, não os samaritanos. Estes certamente seriam alcançados noutro momento.

No entanto, em João 4:39 somos surpreendidos pela informação de que os samaritanos que ouviram o testemunho da mulher foram a Jesus e creram nele, e, no verso 40, que eles pediram que Jesus permanecesse com eles, tendo o Mestre permanecido ali dois dias. Isso é maravilhoso. Jesus veio para os judeus, mas quando encontrou um grupo de samaritanos sedentos decidiu ficar ali, o que fez com que muitos outros mais cressem nele.

A respeito de si mesmo Jesus declarou: “O Filho nada pode fazer de si mesmo, senão somente o que vir fazer o Pai”(João 5:19). Portanto, se foi necessário Jesus passar por Samaria isso se deveu ao fato de o Pai desejar fazer algo em Samaria. Como sabemos que o Pai foi atraído? Quando Jesus confronta a mulher e se revela como Profeta, ela não pede cura para a alma, ou solução para sua crise com os homens. A primeira coisa que ela fala revela que seu maior desejo é adorar. Por isso Jesus fala que o Pai procura adoradores e que a hora dos verdadeiros adoradores se manifestarem tinha acabado de chegar ali – com uma samaritana.

Deus foi atraído por samaritanos sedentos por Sua presença. Os olhos do Senhor continuam passando por toda a terra em busca de pessoas cujo coração seja inteiramente dEle (2 Crônicas 16:9). E quando encontra alguém, Ele se move em sua direção. Os samaritanos, de um modo geral, teriam que esperar outro tempo para receberem a revelação do Messias – mas a fome espiritual, o desejo de adorar e tocar o coração de Deus fez toda a diferença, mudou o curso dos acontecimentos.

É essa fome que Deus busca em nós. E quando a encontra, Ele move céus e terra, muda o curso da história somente para nos encontrar. Deus anseia por intimidade conosco. Eu e você precisamos dEle, mas nossa salvação não teria sido planejada na eternidade passada se não houvesse um anseio no coração de Deus de expressar seu amor num relacionamento intimo com o homem. Portanto, é com essa fome que devemos mergulhar em sua Presença todos os dias, pois certamente Ele virá ao nosso encontro e nos revelará maior porção de seu coração.

Edson Valentim

Igreja Batista Bereana Bauru

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s