Pausa e Silêncio!

Pare tudo o que você esta fazendo agora e fique em silêncio! Qual foi a última que você deu uma pausa em tudo o que faz e simplesmente calou-se?

Estes dias conversava com um amigo sobre como nossos avós tinham a capacidade de ficar horas e horas sentados na varanda de suas casas, calados, completamente em silêncio, alguns com apenas um “matinho” ou um palitinho na boca.

É uma cena engraçada, mas é impressionante como esses mais “experimentados na vida” tinham a capacidades de serem absorvidos em seus pensamentos. Meu avô paterno era uma dessas pessoas, sinceridade recordo-me pouquíssimas vezes de conversas acaloradas e longas com ele. Recordo-me porém, de inúmeras vezes chegar em sua casa e ele estar lá, sentado na varanda, quieto, contemplativo.

Quem nunca presenciou essa cena? Certamente aqueles que tiveram avós em algum momento passaram por essa situação!

Se dermos uma boa analisada, os últimos 10 anos apresentam mais mudanças na forma como vivemos do que os últimos 50 e é óbvio que estas mudanças vão continuar a afetar nossa maneira de ser.

Na conversa com meu amigo, chegamos a conclusão, que não ficamos mais em silêncio, não sabemos mais o que é isso, estamos o tempo todo conectados a fios, cabos, músicas, vídeos, informações e muito, mais muito barulho.

Existe uma composição musical de John Cage datada em 1952 que ficou conhecida como 4’33, na peça o compositor posicionou-se diante uma platéia em seu piano e por 4 minutos e 33 segundos manteve-se em silêncio. Fico imaginando a reação das pessoas… que situação constrangedora, você ir a um recital de piano e o pianista simplesmente não toca, contanto para Cage a música era justamente a reação da platéia e os ruídos desse desconforto.

Na notação música existe uma figura que se chama “pausa” e ela tem como função “destacar algo e preparar para algo que virá“, é interessante observar que na música moderna, na música pop, essa figura não é muito usada, as musicas hoje são corridas…

Sinceramente vemos muitas pessoas dizendo e algumas até reclamando que nada de extraordinário acontece em suas vidas e que tudo esta muito corrido, que os anos estão passando muito apressadamente…

Porque será que isso acontece?

A resposta é simples:  nossa energia, nossa vida, nosso tempo esta sendo sugado por cabos e conexões e como cada vez mais queremos mais velocidade para informações mais de nós tem sido tirado e consumido.

Longe de mim, desprezar ou criticar toda a tecnologia e avanços que alcançamos, até porque eu mesmo a utilizo muito. O ponto é que esquecemos a “pausa”.

Tudo o que foi criado nessa terra tem um inicio, o ápice e o fim, o relaxamento, o descanso para que assim algo novo começa novamente. Precisamos atentar para algo, que para mim foi surpreendente, não sei como você interpretará isso: a tecnologia não tem fim, ela não tem o descanso, exemplo disso são as “timelines – as linhas de tempo” infindáveis das várias redes sociais, sites, blogs. aplicativos e tudo o mais….

Você esta sendo sugado e se não parar vai secar… Pode crer!

Experimente desligar todos os cabos! Desligue todos os sons! Fique off line por uns dias… Escute seus pensamentos e encare-se! Você irá ver que a vida começará a passar mais devagar, observará coisas extraordinárias que nunca viu bem próximo a você, com isso possivelmente alguns rumos da sua vida poderão mudar e você certamente tomará decisões mais certas, mais justas, mais agradáveis e benéficas a você mesmo!

Dê tempo para preparar algo novo em sua vida! Pausa e silêncio! Faça o teste!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s