Onde nos encontramos hoje como Igreja?

Todos nós temos visto o que tem acontecido em toda a terra. Conflitos, caos, guerras e rumores de guerras (Mt. 24.6), governos falindo, ricos ficando pobres, a natureza mostrando sua força, invadindo lugares e devastando ao ponto de não existir mais nada.

O homem a mídia os povos a tecnologia esta em transformação hoje.

Olhando para tudo isso me pergunto. Onde devemos estar?

Uns falam que temos que estar nas ruas, outros dizem que não devemos nos envolver, outro, que temos que estar nas igrejas que é o lugar seguro, e outro que não devemos nos preocupar que é só uma fase.

Mas realmente onde devemos estar?

Sabemos que a perseguição para os filhos de Deus é iminente; seja pelo ISIS ou dentro de nossa própria família. (Mt 24.9-12).

Olhando para esse quadro onde, de um lado há muitas perseguições e de outro um anseio pela Jerusalém celestial e que na carta de Paulo aos Gálatas 4.26 diz que ela é livre (Ap 3.12)

Parece-me que é o mesmo contexto que esta em Êx 14, onde os filhos de Israel estão fugindo do exercito egípcio e eles são “obrigados” a passar por Pi-Hairote: “Fala aos filhos de Israel que voltem e que acampem diante de Pi-Hairote, entre Migdol e o mar, diante de Baal-Zefom; em frente dele assentareis o campo junto ao mar.”Êx 14.2. Perceba que em frente deles estava o mar. Lugar difícil que eles se encontravam não é mesmo?

Ainda essa pergunta ecoa dentro de mim. Onde devemos estar?

Veja que o povo ficou em um lugar incomum. Primeiro que era um lugar geograficamente distinto. As montanhas, o mar, tudo tinha um nome, que significa que era visto culturalmente pelos egípcios e pelos hebreus. (Não se dá nome para montanhas que não signifiquem nada para a região, cultura ou cidade).

PI-Hairote, Migdol, Baal-Zafon, isso me parece como uma grande avenida de uma de nossas metrópoles; ou melhor, uma bifurcação.

O que fazemos quando estamos em uma? A única saída é não errar na decisão, pois pode ser penoso. E que nesse caso o próprio Senhor fez questão de opinar para eles. “Fala aos filhos de Israel para retroceder.” Êx 14.2.

Essa foi a melhor direção para eles naquele momento.

Muitos hoje não pensam em voltar ou retroceder, ainda há muito orgulho em nosso meio (Igreja). Mas para o povo escolhido por  Deus, foi a melhor opção.

A ordem não foi somente de retroceder, mas de acampar. Não somente voltar, mas ficar nesse lugar.

Um dos significados da palavra “acampar” nesse texto é de “mostra favorecido ou agradecido”.

E Pi-Hairote significa “ Lugar que protege a semente e ou aprofundar mais as raízes”.

Esse lugar fica entre duas grandes montanhas, Migdol que significa “ter comunhão com lugares de oração” e Baal-Zefon que significa “Senhor esta vindo do norte” A maioria das peças do tabernáculo estavam com a face para o norte, o sacrifício era feito no lado norte do altar. Lv 1.11, Jó 37.22, Sl 48.2, Is 41 25.

Qual o lugar que temos que estar?

PI-Hairote era um lugar fisicamente estreito.

Temos entendido com Igreja aqui na cidade de Curitiba que estamos em uma fenda, um tempo, um corredor (2015) que nos levará para dez anos, ou dois tempos de cinco anos, 2020 e 2025.

Não podemos correr sozinhos ou separados, mas unidos como um só homem. “Chegando, pois, o sétimo mês e estando os filhos de Israel já nas cidades, se ajuntou o povo, como um só homem, em Jerusalém.” Esdras 3.1.

A palavra que gosto de usar para esse termo é que esta em At. 2.46 “E, perseverando unânimes todos os dias no templo e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração,” A palavra aqui para unânimes é HOMOTUMADON ou “juntos em uma só coisa Nele e para Ele”.

Em Pi-Hairote somente podemos passar dessa forma, juntos e olhando para Ele.

Porque juntos veremos os milagres, sinais e maravilhas. Êx 14.16.

Para que no tempo certo, e esse tempo é o Dele e não o nosso, que é o Kairos de YHWH; alcancemos o milênio. Êx. 14.23-30, Ap 21.

Qual o lugar que temos que estar?

Em um lugar de comunhão em oração (Migdol), pois carregamos algo Dele e sabendo que o Senhor esta vindo do norte (Baal-Zefon) e temos que preservar a semente (Pi-Hairote).

Esse é o lugar que Ele tem nos chamado.

Obedeça e se sujeite a isso.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s